domingo, 2 de janeiro de 2011

Bloqueio das indústrias europeias e norte-americanas

Bloqueio das indústrias europeias
França, Inglaterra e Holanda eram grandes potências a nível económico-comercial e também militar, isto é, tinham uma balança comercial favorável, um bom mercado nacional e internacional. Por este motivo, outros países da Europa queriam seguir estes exemplos e assim os países da Europa começaram a implementar medidas mercantilistas.
Porém, os países do Norte da Europa tinham a sua balança deficitária, a Rússia continuava bastante agrícola, a Alemanha permanecia também essencialmente agrícola mas a sua indústria começou a crescer, nomeadamente no estado da Prússia, a partir do século XIX. Também os países mediterrâneos, como Itália, Portugal e Espanha estavam bastante atrasados, a Itália tinha como actividades a agricultura e a pecuária, assim como Portugal e Espanha.
Bloqueio das indústrias norte-americanas
Em meados do século XVIII, a América tinha ¼ das exportações da Inglaterra, nomeadamente as Treze Colónias inglesas que estava no sistema de exclusivo inglês que com o crescimento da população escoava os produtos ingleses. Mas este contrato foi quebrado quando estas treze colónias começaram a desenvolver comércio directo com outros locais. Por este motivo, as Treze Colónias Inglesas tornaram-se independentes e tornaram-se os Estados Unidos da América.

1 comentário: