sexta-feira, 6 de janeiro de 2012

O estalinismo

Representante do Estalinismo - Estaline

Lenine morreu antes de ver o êxito da NEP. Depois da sua morte, Estaline assumiu o seu lugar tendo exercido vários cargos ao mesmo tempo. Afastando os seus opositores conseguiu com que a sua popularidade aumentasse. Travou uma «luta» com Trostski, seu opositor, e através das purgas (operações de limpeza ideológicas para eliminação de provas de práticas duvidosas dentro do partido) «eliminou» variados adversários. Estaline tornou-se o representante dos ideais comunistas no Mundo e associou-as ao seu trabalho a fé e espírito de sacrifício dos bolcheviques. O seu governo teve medidas importantes para a história mundial: concretização social e económica da revolução comunista, fazendo com que a URSS se elevasse entre as nações industrializadas; alargou a solidariedade entre as nações soviéticas; tornou-se chefe do socialismo. Em 1927, o XV Congresso do Partido Comunista da União Soviética restabeleceu a coletivização de todos os meios de produção, abolindo toda e qualquer propriedade privada, pois para Estaline este era o único caminho para uma igualdade social. Assim, tudo passava a ser do Estado.
Nos campos, as terras foram organizadas em cooperativas – kolkhozes – que eram trabalhadas pelos habitantes da mesma aldeia; as terras abandonadas eram os sovkozes, isto é, propriedades exploradas sob direção de técnicos públicos.
A coletivização da agricultura obteve uma grande resistência, levando a que Estaline tomasse medidas mais rígidas.
Para o comércio, Estaline queria que o país se industrializasse. Para isto criou os Planos Quinquenais (cinco anos) que estabelecia objetivos. Esta organização levou a uma planificação da economia. Porém, as dificuldades surgiam e para contornar estas o Governo tomava medidas mais eficientes.
O centralismo económico estalinista correspondia a um centralismo político, fazendo com que só houvesse um partido. O estado estava assim de tudo, inclusive da nação. Surgiu então duas linhas de atuação política:
       -linha democrática: sufrágio universal e instituía órgãos do poder político e administrativo de acordo com a maioria;
       -linha autoritária, centralizadora e repressiva: obrigava todos os órgãos a obedecerem à hierarquização – centralismo democrático.

Sem comentários:

Enviar um comentário