quarta-feira, 26 de outubro de 2011

A geografia política após a 1ª Guerra Mundial


Com o fim da guerra, a Europa encontrava-se com grandes alterações a nível geográfico. Os impérios russo, alemão, austro-húngaro e otomano desmoronaram-se dando origem a novos países como a Hungria, a Checoslováquia, a Polónia, a Jugoslávia, a Estónia, Letónia e Lituânia e a criação da URSS, como se pode verificar no mapa abaixo.

Em 1919, na Conferencia da Paz foi realizado e assinado a Tratado de Versalhes para regulamentar a paz mundial. Nesta conferência esteve presentes os países vencedores e foram excluídos os países vencidos, Alemanha e Japão. Este tratado deu muitas sanções à Alemanha, tais como: perdeu as suas colónias; reconheceu a independência da Áustria, Checoslováquia e Polónia; perdeu 1/10 da população (como acabou o império alemão a população foi divida por vários países); perdeu as minas de carvão; o serviço militar passou a ser voluntário e o estado-maior do exército acaba; pagar indemnizações de guerra a todos os países vencedores.
Porém, este tratado não acabou definitivamente com a guerra, pois os países vencidos, principalmente a Alemanha, que sofreu com enormes sanções, não esteve presente na assinatura do tratado, fazendo com que esta se sujeitasse ao que fosse decidido pelos países vencedores e não tivesse podido se defender e negociar as sanções a aplicar.
Dos vários tratados de paz que foram feitos, os impérios autoritários e ditatoriais acabaram e deram origem a estados baseados em repúblicas assentes no sufrágio universal e em democracias representativas. Os povos ganharam autodeterminação e formaram novos países. Mas estes tratados levaram também a conflitos pois os povos reclamavam a separação dos seus estados levando a que alguns países reindivicassem o nacionalismo.

Sem comentários:

Enviar um comentário