domingo, 3 de outubro de 2010

Reflexão da matéria das páginas do manual 50 a 53 - Módulo 1.2 - "A afirmação da fachada atlântica - Lisboa, Sevilha e Antuérpia" (parte 1)

Neste post está o resumo do módulo 1, tema 2 (1ª parte, noutro post estará a outra parte) que aprendi nas aulas desta semana.

Impérios Ibéricos

  Os impérios ibéricos (Portugal e Espanha) foram os primeiros a iniciar a exploração ultramarina e a construírem impérios coloniais.
  O império português foi baseado na descoberta e na dispersão territorial que abrangia várias partes do globo.
  O império espanhol concentrou-se na conquista e colonização territorial.
  O império português não tinha homens para conquistar territórios e partiu para uma descoberta pacífica enquanto o império espanhol tinha capacidade e partiu para a violência.

Precocidade de Portugal

Portugal construiu o seu Império no início do século XV, no reinado de D. João I.
  Os negócios em África mostraram-se bastante lucrativos e desde muito cedo se começou a trazer essas riquezas para Lisboa que se tornou o ponto de comércio de Portugal.
  O rei teve de tomar medidas para certificar o comércio, tais como: a navegação e comércio na costa africana eram abertos para quem quisesse participar.
  No reinado de D. Manuel I, Portugal chegou ao Brasil e à Índia, colocando em contacto directo a economia de todos os continentes.
 Houve um comercio triangular entre Portugal, África e Brasil.

2 comentários:

  1. Neste blogue no são permitidos resumos

    ResponderEliminar
  2. deveria esclarecer o que foi o comercio triangular, que tipo de produtos eram trasacionados, como se fazia essa transação, só assim, é possivel entender, o que foi o comercio triangular.
    Terá que reflectir sobre cada um dos assuntos e depois expressar a sua ideia.

    ResponderEliminar