A primeira grande revolução liberal ocorreu na América do Norte em 1776.
Esta revolução iniciou-se nas Treze colónias inglesas que estavam divididas em:
- Colónias do Norte: população inglesa, escocesa, emigrantes fugidos de perseguições religiosas e políticas; viviam da agricultura, pesca, indústria, comércio; núcleo mais dinâmico, democrático, progressista e culturalmente mais avançado.
- Colónias do Centro: população inglesa, irlandesa, holandesa, sueca, alemã, judia; económica e culturalmente próxima das colónias do Norte.
- Colónias do Sul: população branca, origem inglesa e aristocrática, anglicana e tradicionalista; economia agrícola.
A causa desta revolução foi o facto de ter havido uma rigidez na política colonial com os aumentos de impostos sobre: melaços, produtos das Antilhas, imposto do selo, chá, papel, vidro, chumbo. As colónias ficaram, também, com a despesa do exército, ou seja, Inglaterra não financiava o exército das colónias, e foi recusado o pedido para serem representados no Parlamento.
A população das colónias começou a recusar pagar as taxas, achando-as injustas, e revolta-se com as autoridades inglesas, originando conflitos como o Massacre de Boston (1770) e a Tea Party (1773).
A Inglaterra com estas revoltas decidiu criar um conjunto de leis (Leis Intoleráveis) que ainda acentuaram mais as revoltas.
Os representantes das Treze Colónias decidiram reunir-se no Congresso de Filadélfia para decidirem uma estratégia para se defenderem da qual resultou a organização de um exército para fazer uma revolução. George Washington liderava o exército revolucionário.
Em 1776, é redigida a Declaração da Independência, escrita por Jefferson. Esta tem dois princípios iluministas como base: todos os homens nascem iguais e possuem direitos como o direito à vida, à liberdade e à felicidade; e o maior poder reside no povo – soberania nacional.
A Independência só foi aprovada pela Inglaterra após uma guerra em que ganhou os americanos que pediram ajuda à França que ajudou nesta revolução, pois era inimiga da Inglaterra e viu aqui uma boa situação para a defrontar.
Esta declaração não resolveu todos os problemas das treze colónias e havia muitas discordâncias.
Sem comentários:
Enviar um comentário