segunda-feira, 1 de novembro de 2010

Atracção dos meios mercantis portugueses

Como se sabe no século XV, o rei de Portugal quis renovar um tratado feito anteriormente, para incluir no seu "espaço" de comércio o Brasil.
Bem, a história é a seguinte: Portugal e Espanha tinham feito um tratado em 1480, o Tratado de Alcáçovas onde foi divido o mundo em dois domínios, o português e o espanhol (imagem 1). Mas em 1494, o rei de Portugal resolveu renovar o tratado de 1480 para incluir o Brasil, onde foi assinado o Tratado de Tordesilhas que dividia o mundo de outra maneira (imagem 2), porque segundo reza a lenda, o rei já sabia da existência do Brasil e das suas riquezas, e por esta razão resolveu que haveria de ficar sobre o domínio de Portugal, por isso anos mais tarde, em 1500, Pedro Álvares Cabral, ia a caminho da Índia, fez um desvio porque supostamente apanhou uma tempestade, tendo a sua rota ido parar ao Brasil e este ser descoberto, mas segunda a lenda, o rei mandou Pedro Álvares Cabral desviar para o Brasil para este ser oficialmente descoberto.

Imagem 1




Imagem 2
 
Este tratado veio tornar o mundo fechado (mar clausum) economicamente para todos os países excepto Portugal e Espanha que eram os "donos do mundo". Mas esta sistema levou a muitas discussões e fez com que Portugal e Espanha abrissem o mundo tornando-o mar liberum.

Sem comentários:

Enviar um comentário